Usina Solar: WEG e Startup Japonesa desenvolvem o projeto

A previsão é de que a usina no Distrito Federal comece a operar no final de maio

A WEG está desenvolvendo uma Usina Solar no Distrito Federal em parceria com uma startup japonesa de energias renováveis. Assim, ela tem previsão de começar a operar no final de maio. Certamente, a usina terá potência de 1,04 megawatts, o equivalente ao consumo de cerca de 350 casas. Além disso, a ideia é de que, no futuro,  se amplie a usina a fim de produzir o suficiente para 7 mil casas.

A WEG será responsável pelo fornecimento chave na mão. Além disso, toda a engenharia, suprimentos, implantação, comissionamento e testes até a entrega da usina. O fornecimento terá um total de 3100 módulos fotovoltaicos. Também, inversores, estruturas fixas, quadros WEG e subestação conectada a CEB (Companhia Energética de Brasília).

A energia elétrica gerada na usina será transferida para unidades consumidoras de empresas de médio e grande porte que alugarão o sistema para atender a demanda por energia, proporcionando assim a redução de custos com energia.

Como funcionará a Usina Solar

Os clientes interessados – apenas empresas de médio e grande porte – não precisarão instalar placas fotovoltaicas no telhado. Assim, elas alugarão o sistema, que ficará responsável por “todo o investimento relacionado ao projeto, desenvolvimento, implementação, manutenção e operação da planta solar”.

Com isso, a usina não terá nenhum contrato com a Companhia Energética de Brasília (CEB).

O investimento é de R$ 5 milhões por megawatt instalado. De acordo com o grupo, dois estabelecimentos comerciais do DF já contrataram o serviço e deverão economizar até 20% nos custos de energia. Outras 20 empresas estariam negociando adesão ao novo sistema.

Além do Japão, a Shizen atua nos EUA, na Indonésia, Tailândia, nas Filipinas e no Vietnã. Aqui, o modelo de negócios será diferente. O Distrito Federal está em 16º lugar no ranking estadual de geração de energia solar.

Conteúdo retirado de: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/weg-desenvolve-usina-solar-em-parceria-com-startup-japonesa

Conteúdo retirado de: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/02/27/grupo-japones-constroi-usina-de-energia-solar-no-distrito-federal.ghtml

Veja também: WEG se consolida como fornecedora de Usinas Solares no Brasil: https://www.revoltis.com.br/weg-energia-solar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *